sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Exposições de trabalhos da Oficina de Artes do Colégio João Farias da Costa


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Os alunos do Programa Viva Escola matriculados no Curso Oficina de Artes Visuais e Escultura da Professora Valéria Felde Agnolin, estão desenvolvendo belos trabalhos artísticos, que estão sendo apreciados pela comunidade cantuense.
O objetivo desse trabalho é de despertar o interesse nos alunos pelas artes, com técnicas de desenhos e esculturas, trabalhando com desenhos em grafite; com lápis de cor; com giz de cera; tinta guache; canetas hidrográficas e tintas diversas, afirma a professora Valéria.
Os trabalhos artísticos dos alunos do Colégio João Farias da Costa vem sendo expostos em diversos locais na cidade de Nova Cantu. Já foram expostos no Banco do Brasil, na Prefeitura Municipal e atualmente estão no Colégio Estadual Prof. João Farias da Costa.
Na foto a professora Valéria, os alunos e seus trabalhos em exposição no Colégio.
(http://jornalmuraljoaofarias.blogspot.com/)
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Policial Militar ministra palestra sobre prevenção e combate às drogas.


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O Policial Militar - Antonio Carlos Cardoso de Oliveira - ministrou nesta quarta-feira (28) uma palestra referente à prevenção e combate as drogas. O evento ocorreu na Igreja Presbiteriana Renovada e contou com a participação de aproximadamente cem pessoas, na oportunidade o Soldado Cardoso iniciou a palestra contando um pouco de sua vida. Revelou a trágica experiência que teve com o uso das drogas, onde por vários anos foi usuário e dependente do álcool e dos entorpecentes.
Cardoso explicou como o caminho das drogas infelizmente é fácil em nosso país, e que a cada ano mais jovens se perdem utilizando substâncias cada vez mais fortes causando sérias consequências a saúde e levando-os a morte.
O soldado afirmou que por vários anos tentou sair do mundo das drogas, mas sempre teve recaídas e a cada dia podia sentir sua vida sendo destruída devido aos malefícios que estas drogas causam ao organismo humano.
Entretanto somente com a ajuda da família, com a força de vontade do próprio usuário de drogas e com a ajuda Divina é que realmente podemos lutar contra esses vícios terríveis que vêm assustadoramente crescendo em nossa região, afirma o Policial.
O soldado Cardoso em sua fala afirmou que apesar de ter sido viciado por vários anos em drogas, hoje ele se sente um homem diferente, pois através do apoio que sempre teve de sua família, e do apoio da sua Igreja é que realmente pode deixar o mundo das drogas e viver dignamente como verdadeiro ser humano. Cardoso afirma ainda que independentemente de sua religião ou de sua crença nós temos que crer num ser maior que é Deus e que só Ele pode nos mudar por completos.
Cardoso pediu aos pais que prestem mais atenção em seus filhos, trate-os com mais carinho, conversem sempre com os filhos não somente os reprimindo mais os alertando sobre os riscos e os perigos mundanos, pois somente assim poderemos ter cidadãos livres desses indesejáveis entorpecentes que causam somente a destruição de quem usa de seus familiares e de toda a sociedade.
Na foto o soldado Cardoso e as pessoas que participaram da palestra.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Paróquia inicia obras de construção do Centro Catequético.


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – A Paróquia Nossa Senhora de Fátima está concluindo a reforma e pintura no Salão Paroquial e iniciando a construção de um novo Centro Catequético anexo ao Centro Catequético Nossa Senhora Aparecida já existente no município.
As obras só puderam ter início devido ao trabalho da Comissão Econômica Paroquial que esse ano realizou alguns eventos com objetivo de alavancar recursos financeiros para as reformas do Salão Paroquial e da construção do Centro Catequético.
Segundo afirmações do presidente João Maria Bueno e do Pároco de Nova Cantu, Pe. José Aparecido Alves Ferreira havia uma necessidade muito grande na construção de um novo Centro Catequético, porém não havia sido possível anteriormente devido à prioridade maior que era a construção da Igreja Matriz, um dos mais belos Templos Religiosos construídos na região.
Temos um trabalho grandioso pela frente junto à comunidade Cristã, mas não mediremos esforços para concluirmos todos os nossos objetivos e proporcionarmos cada vez mais o bem estar dos nossos fiéis. Afirma Pe. José Aparecido.
Nas fotos o Salão Paroquial reformado e a construção do novo Centro Catequético.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mais 2 Agricultores recebem Tratores Solidário em Nova Cantu


Juliano Araújo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu - Mais dois agricultores do município de Nova Cantu foram beneficiados pelo Programa Trator Solidário do Governo do Estado do Paraná, a solenidade de entrega dos tratores aos agricultores ocorreu quarta-feira, 21 de outubro, onde estiveram presentes várias lideranças dentre elas o Técnico e Extensionista da Emater de Nova Cantu Luiz Henrique Oliveira Souza responsável pela elaboração dos Projetos; o Secretário Municipal de Agricultura Alberto Devorak; o Gerente do Banco do Brasil Lauri Faustino Ribeiro e o responsável pela carteira de crédito rural do Banco do Brasil José Carlos Quintanilha; os Representantes da New Holland (Trator Peças de Ubiratã) Adriano Marcos Lopes e Juarez da Silva Coelho; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cantu Alcides Bazzuco; o Gerente da Coagru José Luiz Pantaleão, dentre outros.
O Programa Trator Solidário em Nova Cantu ocorreu graças a uma parceria entre Emater; Secretaria de Agricultura; Banco do Brasil e New Holland. Ao todo já foram entregues no município oito tratores. Segundo Luiz Henrique responsável técnico e extensionista da Emater de Nova Cantu “o Programa Trator Solidário do Governo do Estado é uma oportunidade única para os agricultores poderem adquirir seu trator com subsídios do Governo, ou seja, com preços reduzidos e com a facilidade com relação ao pagamento dos mesmos, feitos com equivalência em produtos.” Os dois tratores entregues aos agricultores em Nova Cantu são de 75 cv de potência. Os beneficiários do Programa foram: Argene da Costa Cristo, e Arlindo Agnolin.
O Programa Trator Solidário criado pelo Governo do Estado do Paraná financia ao agricultor familiar a aquisição de tratores com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com juros que variam de 2% a 5,5% ao ano, e prazo de pagamento de dez anos, sendo dois deles de carência.
Na foto, José Carlos Quintanilha; Izael Cristo; Juarez da Silva Coelho; Adriano Marcos Lopes; Luiz Henrique Oliveira Souza; Alberto Devorak; Argene da Costa Cristo; Arlindo Agnolin; Lauri Faustino Ribeiro; e Alcides Bazzuco.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vendedor de livro morre em acidente perto de Nova Cantu


Nelson Silva - Da Redação
Juliano Araujo – Equipe Folha Regional

Nova Cantu - Um grave acidente entre carro e moto, registrado na noite de quarta-feira, deixou um morto e um ferido na Rodovia Vasílio Boiko perto de Nova Cantu. Foi por volta das 18h30min, próximo à entrada do Assentamento Santo Reis e resultou na morte do jovem Sivaldo Aparecido Maximio de 26 anos de idade que estava na motocicleta.
De acordo com informações, a vítima perdeu o controle numa curva da moto que dirigia moto Honda XR Tornado 250 placa AOJ 1983 de Nova Cantu – PR, batendo de frente contra um Monza de placas BFA 9901, de Campina da Lagoa- PR que vinha em sentido contrário. Sivaldo morreu no local do acidente e conforme algumas testemunhas, o corpo da vítima estava a uma distância de aproximadamente 30 metros do local da colisão e seu capacete estava há mais de 50 metros do local. O condutor do Monza José Wilson Simermann, 23 anos, teve apenas ferimentos leves
O jovem era vendedor de livros e voltava do distrito de Santo Reis para Nova Cantu. Ele era de família tradicional e pioneira da região do Distrito de Geremias Lunardeli/Cantuzinho.
Segundo informação da policia militar a imprudência é um dos maiores causadores de acidentes em rodovias no país. E nos últimos três meses na região de Nova Cantu foram registrados quatro acidentes com vítimas fatais, afirma a policia militar.
Na foto o veículo Monza e a moto XR Tornado 250 no pátio da delegacia da Polícia Militar de Nova Cantu.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Produtores participam de curso sobre Melhoria da Qualidade do Leite


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Pecuaristas produtores de leite do município de Nova Cantu participaram de um curso sobre Melhoria da Qualidade do Leite nos dias 08 e 09 de outubro. O treinamento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cantu e teve como idealizadores o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER em parceria com a SEAB; Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal. O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Kenji Oscar Assami extensionista da Emater – Regional de Campo Mourão – e do Técnico da SEAB de Toledo - Leandro Aleixo.
Participaram do curso cerca de 50 produtores rurais do município de todas as comunidades locais durante os dois dias de curso, além dos pecuaristas o treinamento contou com a presença do secretário Municipal de Agricultura - Alberto Devorak, do técnico da Secretaria Municipal de Agricultura - Jeferson Gonçalves, e do extensionista da Emater de Nova Cantu – Luiz Henrique de Oliveira Souza.
O curso teve como objetivo proporcionar aos produtores um conhecimento mais aprofundado no que diz respeito à qualidade do leite, nele os participantes puderam receber orientações de como efetuar corretamente o manejo durante a ordenha, sobre a importância da análise do leite no aspecto da qualidade, os passos corretos para uma ordenha higiênica, como preparar corretamente os animais para uma ordenha correta, como identificar corretamente os casos de mastite através do uso do produto CMT, e sobre a manutenção e o uso correto de ordenhadeiras e do resfriador de leite.
A intenção das entidades envolvidas nesse treinamento com os produtores de leite do município é de oportunizar aos pecuaristas o conhecimento necessário a respeito de sanidade e qualidade do produto final – leite, onde eles são produtores de animais que abastecem não apenas o comércio local, mas toda a região e que a cada dia a busca pela melhoria da qualidade dos produtos alimentícios é maior e aqueles produtores que não se adequarem as exigências do mercado tendem a ficar de fora do processo. “Pois quando nos referimos a produtos alimentícios temos que agir com muita segurança e qualidade de nossos produtos para proporcionarmos melhoria na qualidade de vida dos consumidores.” Afirma o extensionista da Emater – Luiz Henrique de Oliveira Souza.
Na foto o extensionista da Emater – Kenji Oscar Assami falando aos produtores.

sábado, 10 de outubro de 2009

Decisão do TJPR causa polêmica na Câmara de Vereadores


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – A decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – TJPR, causou polêmica na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 05 de outubro. O Tribunal emitiu parecer positivo a solicitação de inconstitucionalidade do artigo da Lei Orgânica Municipal que trata do período de mandato do Presidente do Legislativo do Município, encaminhada em 2007 ao TJPR pelo Vereador Helio Chelni – Presidente da Câmara naquele ano.
A polêmica em questão se deu quando o Vereador Wilson de Morais Souza, atual Presidente do Poder Legislativo do Município pediu ao Secretário e vereador Paulo Sérgio Juarez que lesse o Ato da Presidência 001/2009, referente ao Acórdão TJPR 9322.
Segundo o Ato da Presidência, o TJPR julgou parecer favorável a inconstitucionalidade do artigo da Lei Orgânica do Município que atualmente tem eleições para presidência da casa todos os anos. Porém, o Tribunal entende que a Lei Orgânica do Município deve ser alterada e a eleição para presidência ser realizada a cada dois anos, conforme a Lei Orgânica do Estado e a Constituição Federal pregam.
O Presidente Wilson de Morais Souza acatou a decisão do TJPR e mandou publicar a decisão no Órgão Oficial do Município no dia 02 de outubro. Pois segundo ele jamais poderia descumprir uma ordem de um Tribunal de Justiça. Wilsinho alega que o que causou a reação de alguns vereadores foi o fato de que a decisão tomada pelo TJPR já está em vigor desde final do mês de julho.
Ai começou a discordância quando o vereador Paulo Sergio Juarez alegou que a decisão deveria ser discutida e aprovada pelos vereadores, e chegou a opinar que a decisão do TJPR possa até estar correta, porém, solicita que seja acatada essa decisão a partir do ano 2010.
O Presidente, porém disse que não pode fazer nada contra os princípios da lei, e se a decisão só saiu agora e poderá beneficiá-lo a culpa não é sua, uma vez que não foi o autor do pedido de Inconstitucionalidade do artigo que trata do período de mandato do Presidente do Poder Legislativo.
Outros vereadores também se manifestaram, Oduvaldo José Domingues defendeu que seja feita uma nova eleição esse ano. Hélio Chelni autor do pedido de inconstitucionalidade disse que também defende uma nova eleição, porém a que se tomar muito cuidado, devido ao fato de incorrermos num erro onde poderemos ter durante nossa legislatura um mandato da Presidência da Casa de um ano, outro de dois anos, e outro mandato tampão de um ano.
Essa discussão poderá ser longa e o consenso entre os vereadores sobre a decisão do Tribunal de Justiça poderá se estender por várias sessões ainda.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Curso de Corte e Costura capacita cantuenses


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, realizou um curso de capacitação “Corte e Costura Básico”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Sindicato Rural; Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Nova Cantu – APMI; e Prefeitura Municipal.
O curso foi ministrado pela instrutora Cleide Maria Machado da cidade de Campina da Lagoa, e contou com a participação de 24 pessoas divididas em duas turmas. As aulas ocorreram na APMI e tiveram duração de 24 dias nos turnos da manhã e tarde de segunda a sábado. O encerramento do curso ocorreu dia 28 de setembro onde na oportunidade houve uma confraternização entre as participantes e contou com a presença da instrutora do Senar Cleide M. Machado; da secretária Municipal de Educação e Cultura Kácia Valéria Vendramim, e do vice-prefeito Ademir Bórgio (foto).
O intuito do SENAR e demais parceiros foi de promover a oportunidade de qualificação profissional aos participantes, assim como, possibilitar um incremento na renda das mulheres que aprenderam uma nova profissão.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.