sexta-feira, 23 de abril de 2010

Curso manejo de caprinos de corte é realizado em Nova Cantu


Juliano Araujo
Equipe O Vale do Piquiri

Nova Cantu – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, realizou essa semana no distrito de Geremias Lunardelli (Cantuzinho) um curso de manejo de caprinos de corte. O curso ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, as aulas teóricas foram realizadas no Salão Paroquial do distrito de Cantuzinho e a aula prática foi realizada na propriedade do Sr. Archimedes Cabreira, caprinocultor no município de Altamira do Paraná.
O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR Gastão Pereira Cordeiro Neto e contou com a participação de 12 alunos. “O objetivo desse curso é levar ao conhecimento dos produtores as principais práticas de manejo da criação de caprinos de corte”, afirmou o instrutor, segundo ele foram trabalhados os seguintes temas: introdução a caprinocultura; índices zootécnicos; raças; conformação e seleção; cruzamento e melhoramento genético; bioclimatologia e instalações; manejo da categoria nutricional, sanitário e reprodutivo; e escrituração zootécnica.
O curso foi uma parceria entre o SENAR e o Sindicato Rural de Nova Cantu, segundo os participantes esse curso terá uma importância muito grande na tomada de decisão dos pecuaristas que pretendem iniciar na criação de caprinos de corte. Tivemos a oportunidade de conhecer as técnicas referentes à criação, manejo e sanidade, durante a aula teórica, além de conhecermos in loco a criação de cabritos numa propriedade que há anos vem trabalhando com essa atividade. Afirmam os participantes do curso.
Jornal O Vale do Piquiri - Ubiratã - 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário