quinta-feira, 20 de maio de 2010

Artista Plástico cantuense é destaque com suas esculturas


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O Artista Plástico (Escultor) cantuense Robert Francis Campigotto vem se destacando a níveis regionais, estadual e nacional com suas obras. O mais recente trabalho do artista plástico que teve grande repercussão essa semana foi à obra “O Pensador” escultura feita com pregos de aço e solda, escultura clássica de grande aceitação que foi entregue aos palestrantes num evento realizado pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – Curitiba) no dia 17 de maio. (Foto)
Além dessa obra, o artista tem diversas obras expostas e espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Também participou de vários eventos relacionados à arte, dentre eles destacam-se: “Entre Santos, Santinhos e Santeiros” realizado pela Fundação Cultural – Centro de Criatividade, no município de Campo Mourão no ano de 1999; “VI Circuito Regional de Exposições” realizado pela Fundação Cultural de Campo Mourão no ano de 2001; “Work-Shop” realizado em Campo Mourão, através do Centro de Criatividade (Cecria) promovido pela Fundação Cultural do Município em Parceria com a Secretaria Estadual da Cultura no ano de 2002; participou de evento realizado em Curitiba pela UPE – União Paranaense de Estudantes realizada no Casarão Amarelo, em conjunto com EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2003; participou de Exposição ao Ar Livre – Cidade Histórica da Lapa, Lapa – PR no ano de 2003; participou de evento realizado pelo CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte em Curitiba no ano de 2005; participou de mostra realizada pela COAGRU no ano de 2010; além de ter seu nome incluído no Dicionário das Artes Plásticas no Paraná por ter participado de evento realizado no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba no ano de 2006 onde expos sua obra “Cabeça de Cristo”.
O Escultor cantuense começou a ter os primeiros contatos com as artes ainda na infância, observando sua mãe pintar. Autodidata, produz esculturas com sucata de ferro, solda elétrica, acetileno e oxigênio, e pregos de construção. Suas obras possuem uma linguagem pessoal, próxima a uma figuração mágica, que por vezes recordam fragmentos de antigas civilizações pré-colombianas. Já Cabeça de Cristo – com características pós-modernas – sugere uma simbiose da Arte Etrusca e do Estilo Romântico.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário