sexta-feira, 30 de abril de 2010

AABB realiza Campeonato Interno de Futebol Suiço


Juliano Araujo
Equipe O Vale do Piquiri

Nova Cantu – A Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB, do município de Nova Cantu deu início nesta quinta-feira, 29 de abril, ao I Campeonato Interno de Futebol Suiço. Foram inscritas 6 equipes aptas a participar do campeonato, pois para participar desse campeonato interno os membros das equipes tem que ser associados a AABB de Nova Cantu.
Segundo os organizadores do campeonato Jeferson Bórgio (coordenador); José Carlos Quintanilha (presidente AABB) e o Gerente do Banco do Brasil Lauri Faustino Ribeiro “o campeonato é uma forma de podermos incentivar o esporte entre os associados e também arrecadarmos recursos para melhoria nas instalações, as quais já estão sendo feitas, como a construção do alambrado e a melhoria no campo após o término da competição”. Afirmam os organizadores.
O Campeonato tem previsão de duração de aproximadamente 60 dias, sendo que as partidas serão realizadas todas as quintas-feiras das 19 horas às 22 horas.
As equipes participantes Açougue Tukura; Posto Bórgio; Fazenda Liza; Lanchonete do Vilsão; Posto Suzuka e Loja Brilho e Essência, representam as empresas patrocinadoras das camisetas. (Foto)
O presidente da AABB José Carlos Quintanilha convida toda a população cantuense para acompanharem as partidas, e avisa que as pessoas que tiverem interesse em se associar na AABB devem procurá-lo no Banco do Brasil ou os demais funcionários do banco para se associarem.

Jornal O Vale do Piquiri - Ubiratã - 2010.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Coroinhas cantuenses participam de Encontro Diocesano


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – A equipe de coroinhas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do município de Nova Cantu participou domingo, 25 de abril, do Encontro Diocesano dos Coroinhas realizado no Seminário São José em Campo Mourão. 22 coroinhas cantuenses participaram do encontro, sendo que a participação deles no evento foi viabilizada pela Irmã Luisa de Santi e pelo coordenador dos coroinhas da Paróquia Rafael Miranda.
Segundo o coordenador da equipe de coroinhas “durante todo o dia foram realizadas várias atividades, dentre elas, palestras, cânticos, atividades de dinâmicas, missa, e confraternização entre os coroinhas de toda a região”. Afirma Rafael.
Segundo os coordenadores dos coroinhas “o evento contou com a participação de aproximadamente umas trezentas pessoas, dentre elas, coroinhas, religiosas, padres, seminaristas, e leigos comprometidos pela causa”.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

terça-feira, 27 de abril de 2010

APAE realiza Jantar Beneficente em Nova Cantu


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Cantu – APAE, realizou dia 24 de abril de 2010 um “Jantar Beneficente com Show de Prêmios”. O evento ocorreu no Salão Paroquial do município e contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas, afirmam os organizadores do evento. Na oportunidade foram sorteadas duas motos Speed 150 Dafra, uma TV de Plasma 32” e um Net Book.
Segundo os organizadores do evento o objetivo da instituição ao promover esse jantar se deve única e exclusivamente para arrecadar recursos financeiros para a manutenção da entidade.
A diretoria da APAE agradece a todos que colaboraram para que esse jantar pudesse ser realizado, e também a todas as pessoas que participaram do evento.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

Estudantes Cantuenses participam de Festival Estudantil Regional


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Quatro estudantes do Colégio Estadual Professor João Farias da Costa do município de Nova Cantu participaram do VIII Festival Estudantil da Canção do Núcleo Regional da Educação de Campo Mourão, fase regional realizada dia 24 de abril de 2010, na Casa da Cultura de Barbosa Ferraz.
Os estudantes de Nova Cantu que participaram do Festival representando o Colégio e o Município foram Marina Estela Parisotto tocando teclado, Kawana do Lago interpretando a música “Agora Eu já Sei” de Ivete Sangalo e a dupla Luiz Carlos Marques e Bruno Alef interpretando a música “Deus e Eu no Sertão” de Victor e Léo. (Foto)
A professora Maria Joanina Parisotto foi à responsável pela participação dos alunos no festival e os acompanhou durante o evento. Segundo ela, “as competições entre os cantores são realizadas entre cidades, cada município concorre com os demais através de seus alunos participantes, e que os municípios vencedores serão conhecidos após o término do concurso em data futura”. Afirma a Professora.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Curso manejo de caprinos de corte é realizado em Nova Cantu


Juliano Araujo
Equipe O Vale do Piquiri

Nova Cantu – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, realizou essa semana no distrito de Geremias Lunardelli (Cantuzinho) um curso de manejo de caprinos de corte. O curso ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, as aulas teóricas foram realizadas no Salão Paroquial do distrito de Cantuzinho e a aula prática foi realizada na propriedade do Sr. Archimedes Cabreira, caprinocultor no município de Altamira do Paraná.
O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR Gastão Pereira Cordeiro Neto e contou com a participação de 12 alunos. “O objetivo desse curso é levar ao conhecimento dos produtores as principais práticas de manejo da criação de caprinos de corte”, afirmou o instrutor, segundo ele foram trabalhados os seguintes temas: introdução a caprinocultura; índices zootécnicos; raças; conformação e seleção; cruzamento e melhoramento genético; bioclimatologia e instalações; manejo da categoria nutricional, sanitário e reprodutivo; e escrituração zootécnica.
O curso foi uma parceria entre o SENAR e o Sindicato Rural de Nova Cantu, segundo os participantes esse curso terá uma importância muito grande na tomada de decisão dos pecuaristas que pretendem iniciar na criação de caprinos de corte. Tivemos a oportunidade de conhecer as técnicas referentes à criação, manejo e sanidade, durante a aula teórica, além de conhecermos in loco a criação de cabritos numa propriedade que há anos vem trabalhando com essa atividade. Afirmam os participantes do curso.
Jornal O Vale do Piquiri - Ubiratã - 2010.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Encontro Paroquial de Jovens reuniu centenas de participantes


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O Encontro Paroquial de Jovens realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima sob a coordenação do Grupo de Jovens "JUAC" (Jovens Unidos no Amor de Cristo) do município de Nova Cantu reuniu em torno de 110 jovens vindos das varias comunidades da Paróquia, neste domingo, 18 de abril. O Encontro ocorreu nas dependências do Centro dos Idosos e contou com a participação de jovens de todas as comunidades do município, além de jovens dos municípios de Barbosa Ferraz e Rancho Alegre D’Oeste.
Durante o evento foram realizadas várias atividades dentre elas animação e acolhida por comunidades, algumas dinâmicas, palestras e uma Celebração Eucarística, celebrada pelo Pároco Pe. José Aparecido. O Encontro foi animado pela equipe de canto de Rancho Alegre D’Oeste. A Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude (PJ), Ana de Oliveira Alves da cidade de Barbosa Ferraz foi responsável pela abertura do encontro, onde proferiu uma palestra sobre “O Jovem no Mundo de Hoje”, em sua fala a palestrante destacou sobre a importância de os jovens seguir uma religião e aos ensinamentos de Cristo, “pois o mundo atualmente oferece muitas coisas erradas e que infelizmente muitos entram nesses caminhos sem volta”. Afirmou a coordenadora da PJ.
Em seguida, Irmã Carmelita Inez Piovesan da Congregação das Filhas do Amor Divino, de Nova Cantu, proferiu palestra sobre “Vocação, Dom e Compromisso” destacando aos jovens a importância da escolha acertada da vocações, sejam elas de cunho familiar; sacerdotal; religiosa ou leiga.
O Padre Jorge Pereira da Silva da Paróquia de Rancho Alegre D’Oeste proferiu palestra referente à “Família”, destacando sobre a importância dos jovens em aceitarem suas famílias por mais dificuldades que eles possam encontrar dentro delas. E na Sequência o palestrante Celso Passafaro da cidade de Campina da Lagoa falou aos jovens sobre “Jesus Cristo”, destacando tudo de bom que “Cristo” fez em prol da humanidade e que nos deixou muitos ensinamentos, Celso afirmou aos jovens que “se eles seguirem os ensinamentos de Cristo terão muito êxito em suas vidas. Em seguida foi realizada a Celebração de Envio pelas Irmãs Carmelita e Luisa, e pelo Padre Jorge.
Segundo a Coordenadora do Grupo de Jovens “JUAC” Rosélia Aparecida Ramos e Irmãs Luisa Santi e Carmelita Inez Piovesan, “o Encontro Paroquial foi um sucesso, apesar de todas as dificuldades que tivemos para realizar esse evento. Agradecemos a participação de todas as pessoas que nos apoiaram na realização deste evento. Sentimo-nos realizadas pela receptividade dos jovens em acolher o convite e participar do encontro em tão grande numero”.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cantuenses participam de encontro de motociclistas


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu - Os cantuenses Robert Francis Campigotto e sua esposa Luciana Andreola Campigotto participaram da Segunda Confraternização do “MC Filhos da Viúva” realizada durante a Expocal 2010 no parque de Exposições de Campina da Lagoa nos dias 10 e 11 de abril com sua moto customizada.
Robert que adquiriu recentemente sua Moto Custom modelo Yamaha Drag Star participou com sua esposa como convidados da equipe campinalagoana “MC Filhos da Viúva” do evento que reuniu cerca de 250 motociclistas de todo o Paraná e de vários estados do Brasil.
“O espírito de aventura e liberdade é o que motiva cada vez mais pessoas a aderirem ao grupo de motociclistas apaixonados pelas imponentes motos customizadas”. Afirmam os cantuenses Robert e Luciana. Segundo eles, a sensação de liberdade que se tem ao pilotar uma moto customizada e de percorrer longas distâncias é um ato inenarrável e somente quem experimenta sabe descrever o quão bem isso faz a saúde física e mental de quem o faz.
Durante o encontro na Aprecal as pessoas puderam conhecer vários modelos de motos custom, dentre elas, Harley Davidson; Suzuki; Honda e Yamaha.
Robert e Luciana agradecem a equipe de Campina da Lagoa pelo convite e afirmam que a partir de agora pretendem participar de mais eventos como esse em todo o Paraná e que juntamente com os motociclistas de Campina da Lagoa e de outros municípios da região participarão de encontros nacionais de motociclistas.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Associação Comercial de Nova Cantu – ACINC - tem nova diretoria


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Os membros associados da Associação Comercial e Empresarial de Nova Cantu – ACINC, em Assembléia Geral Ordinária realizada dia 09 de abril nas dependências da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB realizaram eleição direta para escolha da nova diretoria eleita para assumir os trabalhos da ACINC no biênio 2010 - 2012.
A nova diretoria eleita na Assembléia são: Diretor Presidente – Osmar José de Lima; 1º vice Presidente – Janice de Fátima Vaplak Faria; 2º vice Presidente – Thiago Elicker Raymundo; 3º vice Presidente – Edinei da Silva; 4º vice Presidente – Juarez Borgio; Vice presidente para assuntos do Conselho da Mulher Executiva – Micheli Teresinha Campaner Maeda; Vice Presidente para assuntos do Conselho do Jovem Executivo – Josandro dos Santos; 1º Secretário – Vera Lucia Jukoski; 2º Secretário – Marilene Demari Bósio; 1º Tesoureiro – Adriano José Borgio Serafim; 2º Tesoureiro – Neurimar Basségio; Diretores adjuntos: Valquiria Aparecida de Oliveira; Edla Souza Silva; Representante do SCPC – Valdeci Vaplak; CONSELHO FISCAL – Conselheiros: Sergio Geraldo Drozino; Kaciano Luiz Demari Borgio; Ivanir Nunes Monteiro; Suplentes: Mario Voroniuk; Walber Shiniti Maeda; Nilzemara Aparecida Farias. (Foto)
O Presidente eleito Osmar José de Lima assumiu o cargo pedindo o apoio de todos os membros da direção e de todos os associados da ACINC para poderem conduzir a associação e criar condições para melhoria do trabalho prestado pela entidade ao comércio cantuense.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

Encontro de motociclistas foi destaque na Expocal 2010


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Campina da Lagoa – Motociclistas de toda a região participaram da Segunda Confraternização do “MC Filhos da Viúva” que ocorreu dias 10 e 11 de abril, em Campina da Lagoa durante a Expocal 2010 no Parque de Exposições do município. Participaram do evento cerca de aproximadamente 250 motociclistas com suas motos custom e esportivas.
Segundo os coordenadores do MC Filhos da Viúva, Rubens Aparecido Ferreira e Natalino Guiço “o evento foi um sucesso superando todas as expectativas da coordenação do grupo, além de ter sido um dos destaques durante a Expocal. Pois contamos com a participação de motociclistas de toda a região, além de motociclistas de outros estados que também participaram do nosso encontro”, afirmam os coordenadores.
Durante a Confraternização foram servidos aos participantes café da manhã, almoço e jantar. Alguns motociclistas vieram preparados e acamparam no Parque de Exposições. Na oportunidade as pessoas puderam conhecer um pouco mais do estilo de vida dos motociclistas e muitas crianças e adultos se encantaram com as motos Harley Davidson, Suzuki, Honda e Yamaha que desfilaram pelas ruas da cidade.
Os organizadores do encontro agradeceram o apoio dos patrocinadores; do Presidente da Aprecal, Omar Alves de Araujo; da Prefeita Célia Cabrera de Paula e seu esposo Oridio Alves de Paula; dos vereadores do município e de todos os participantes do evento que de uma forma ou de outra contribuíram para que o evento acontecesse.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nova Cantu e Iretama têm pendências com o TC

Edicarlos Cordeiro
www.centralr3.com.br

Quase a totalidade das contas de Prefeituras e Câmaras paranaenses relativas ao exercício financeiro de 2009 já estão no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) para análise. O prazo limite para a entrega do balanço anual dos municípios se esgotou no último dia 31 de março. Até as 12 horas desta sexta-feira (9 de abril), foram protocoladas as prestações de contas de 397 prefeituras e das 399 câmaras municipais existentes no Estado.
Na nossa região dos 25 municípios tem dois municípios com pendência referente à prestação de contas a serem feitas bimestralmente. Segundo publicação no site do TCE, as prefeituras de Iretama e Nova Cantu estão com um bimestre pendente do SIM-AM.
A Prefeitura, Câmara ou entidade municipal que omitir essas informações pode sofrer Tomada de Contas, instaurada pelo TCE, ou ainda intervenção estadual e impedimentos para a obtenção de Certidão Liberatória. Sem essa certidão, o município não pode obter repasses com recursos externos, da União e do Estado.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Hemonúcleo realiza campanha de doação de sangue em Nova Cantu


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O Hemonúcleo Regional de Campo Mourão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 07 de abril, em Nova Cantu uma campanha de doação de sangue. Uma Unidade Móvel de Coleta do Hemonúcleo foi designada a atender a população cantuense e se instalou nas dependências do Salão Paroquial. Vários profissionais da saúde participaram dessa campanha incluindo médicos e enfermeiros.
A campanha de coleta de sangue teve início às 08h30min e término às 16h30min, segundo a representante do Hemonúcleo e do Serviço Social de Campo Mourão, Vilma da Silva de Lemos “a média de atendimento nesse trabalho de coleta coletiva que desenvolvem nos municípios da região durante o dia é de cerca de 70 a 100 doadores atendidos”. Ela destaca ainda que, “esse trabalho que o Hemonúcleo desenvolve na região é realizado a cada seis meses uma coleta coletiva como essa em cada cidade, e que o material coletado serve para abastecer o banco de sangue do Hemonúcleo na Regional de Campo Mourão e que lá cada cidade tem uma cota a disposição da população, por isso é muito importante realizarem esse trabalho nos municípios, pois dessa forma as pessoas que necessitarem fazer transfusão de sangue podem contar com o material a disposição”. Afirma Vilma Lemos.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.

Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária é formado em Nova Cantu


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Os produtores rurais, representantes de instituições privadas do setor agropecuário, representantes de instituições oficiais, lideranças políticas e comunidade local se reuniram dia 31 de março de 2010, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cantu para discutirem e formarem o Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária- CSA. Conselho este que visa criar condições de controle de sanidade dos rebanhos do município, assim como, das lavouras.
O Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária – CSA foi formado após a discussão e a elaboração de um plano de metas a ser cumprido por toda a sociedade cantuense. Dentre vários temas discutidos pelos participantes do evento, foi elaborado um “Planejamento Sanitário” do CSA de Nova Cantu, onde foram levantados diversos problemas sanitários que envolvem o setor agropecuário municipal. Foram traçadas também algumas metas, e estipulados alguns prazos para a solução dos problemas, além de terem indicado algumas lideranças como responsável pela busca de parcerias e soluções a determinados problemas detectados na reunião referentes à agricultura e pecuária do município.
Participaram da reunião de formação do CSA, 33 pessoas membros da comunidade local, lideranças políticas e sindicais, além de lideranças do setor agropecuário e representantes da SEAB e SENAR.
A condução dos trabalhos durante a reunião de formação do CSA de Nova Cantu ficou a cargo do representante do SENAR, Rogério Minella. E a Diretoria do Conselho foi formada através da indicação dos participantes do evento e teve a seguinte formação: Presidente – José Carlos Pantaleão (COAGRU); Vice-Presidente – Alcides Bazzuco (Sindicato dos Trabalhadores Rurais); Diretor Executivo – Enéias Borgo (Cooperideal); Diretor Técnico Agricultura – Luiz Henrique Oliveira Souza (Emater); Diretor Técnico Pecuário – Caroline Junko Fujihara (SEAB); Diretor de Mobilização – Alberto Devorak (Secretaria Municipal de Agricultura), foto.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2010.