sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Encerramento do Programa Empreendedor Rural reúne mais de 3 mil pessoas em Curitiba


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Paraná - Mais de três mil pessoas participaram dia 27 de novembro do “Encontro Estadual de Empreendedores Rurais, líderes rurais, dirigentes sindicais rurais, participantes do programa Mulher Atual e Jovens Agricultores Aprendizes”. O evento aconteceu no Expotrade, em Pinhais, na grande Curitiba e premiou os melhores projetos do programa Empreendedor Rural, desenvolvido pelo SENAR-PR e Sebrae. Dez trabalhos foram selecionados e os três primeiros colocados ganharam uma viagem técnica.
Participaram do encontro o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, os senadores Osmar Dias, Flavio Arns e Alvaro Dias, a senadora e presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Kátia Abreu, o prefeito de Curitiba Beto Richa, além de deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças de todo o Estado.
O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas da região, dos municípios de Campo Mourão, Ubiratã, Araruna, Campina da Lagoa, Goioerê, Roncador, Mamborê, Nova Cantu, Mato Rico, Pitanga, Santa Maria do Oeste, dentre outros municípios.
“Esta grande convenção é o coroamento de um ano de trabalho e a demonstração de que, no Paraná, as atividades da agropecuária se desenvolvem não apenas nos volumes de produção, nos índices de produtividade, mas na consciência de um esforço grandioso para alimentar milhões de pessoas, desenvolver a economia e nossa sociedade”, destacou o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette. Segundo Ágide Meneguette o interior do Paraná vive uma atmosfera diferente em razão da formação de novos líderes, este é um patrimônio e um legado imensurável do sistema FAEP através do Programa Empreendedor Rural e demais cursos oferecidos pela instituição ao homem do campo.
Para o presidente do Sebrae-PR, Jefferson Nogaroli, o Empreendedor Rural é um importante instrumento para a melhoria da produtividade no campo. “Quero destacar a alegria de fazer esse trabalho com a FAEP. O programa cria condições para que o homem do campo produza com mais valor. Mobiliza essa massa de pessoas. O homem do campo é aquele que trabalho com amor, por isso, vamos investir ainda mais neste programa”, afirmou Nogaroli. Segundo Jefferson Nogaroli o Programa Empreendedor Rural foi idealizado justamente para valorizar e ajudar os produtores paranaenses a atuarem como agentes transformadores, dentre as principais conquistas do Programa podemos citar pelo menos duas: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a preparação de líderes para ações sociais, políticas e econômicas em favor do agronegócio.
O presidente da Fetaep, entidade que apóia o Empreendedor Rural, Ademir Mueller, elogiou o programa e as mudanças que ele proporciona no meio rural. “A iniciativa do Empreendedor Rural é muito importante. É uma forma de esclarecer, de formar lideranças e organizar projetos. O programa vai além, ele se preocupa com a realidade. Foi pensado em estimular jovens e mulheres, por isso parabenizo todos os envolvidos como meio de promover mudanças”, disse Mueller.
Já pensando no futuro, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, pediu a mobilização de todas as pessoas para o desenvolvimento da agricultura paranaense. “Hoje estamos mostrando como foi à colheita de conhecimento deste ano. Agradeço a todos e espero que possamos tirar deste encontro lições. Que cada um de vocês seja um multiplicador de avanços. Que cada um seja um guia em sua comunidade demonstrando as possibilidades de desenvolvimento econômico e social”, finalizou.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário