terça-feira, 22 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS!




Crianças do PETI confeccionam enfeites natalinos


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – As crianças matriculadas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Nova Cantu confeccionaram os enfeites natalinos que decoram a praça e as ruas da cidade. Os enfeites foram confeccionados com material reciclável como garrafas pet’s, plásticos, papelão e CDs.
O trabalho foi realizado sobre a coordenação de Eva Pereira de Souza coordenadora do PETI, do artista plástico Pixote que ensinou as técnicas, e dos auxiliares José Amaro, José Narciso (Paulo Borges), da professora Aninha, Davi, Mileidi, Maristela, Eliane, Natália Sherbai, e das voluntárias Fátima Galindo, Isaura Leite Rodrigues, e Maria Luiza Mendes, na equipe de dança Ana Paula, Abilio Vendramim e Dany. A decoração da praça teve o auxílio do pessoal da Secretaria de Educação.
Há vários anos esse trabalho vem sendo desenvolvido pelos alunos do PETI no município de Nova Cantu em parceria com a Prefeitura Municipal.
O intuito desse trabalho segundo os coordenadores do projeto é de despertar o interesse pelas artes, assim como, incentivar as crianças do município e a população a respeitarem o meio ambiente, guardando os materiais recicláveis para serem utilizados em épocas festivas. Todos os cantuenses estão de parabéns pela iniciativa uma vez que todos puderam participar desse trabalho através da doação do material utilizado pelos artesãos.
O PETI do município de Nova Cantu também conta com uma equipe de dança que se apresentaram na abertura oficial do período natalino realizado em praça pública há poucos dias e que tem como coordenadora a professora de dança Ana Paula Santos.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Câmara Municipal de Nova Cantu realiza nova eleição


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Ocorreu na última sessão do Legislativo Municipal a eleição para a escolha do novo presidente da casa. Nessa sessão oito vereadores votaram a favor da nova chapa apresentada, onde foi eleito como presidente o vereador Adivaldo Desplanches, tendo como vice o vereador Oduvaldo José Domingues, os cargos de primeiro e segundo secretário ficaram a cargo dos vereadores Tiago Elicker e Paulo Sérgio Rodrigues Juarez.
O vereador Wilson de Morais Souza não participou da sessão, pois era o presidente até poucos dias antes de renunciar ao cargo.
A nova mesa diretora eleita terá um mandato até final de 2010, sendo que na próxima eleição no final de 2010 a mesa diretora que será eleita terá um mandato de dois anos conforme determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Na foto os vereadores eleitos e seus respectivos cargos.

Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Especialista em Comunicação Reinaldo Polito ensina técnicas de oratória e comportamento ao falar em público.

Polito: evite os ruídos irritantes quando falar em público


Evite 2 erros comuns no início de uma apresentação pública


Fique de olho na postura e amplie o poder da comunicação


Cuidado com gírias e palavrões em apresentações públicas


Polito ensina os macetes para quem fala rápido demais


Polito: os riscos de contar piadas no início da apresentação


Reinaldo Polito: cuidado com o excesso e a falta de gestos

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Encerramento do Programa Empreendedor Rural reúne mais de 3 mil pessoas em Curitiba


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Paraná - Mais de três mil pessoas participaram dia 27 de novembro do “Encontro Estadual de Empreendedores Rurais, líderes rurais, dirigentes sindicais rurais, participantes do programa Mulher Atual e Jovens Agricultores Aprendizes”. O evento aconteceu no Expotrade, em Pinhais, na grande Curitiba e premiou os melhores projetos do programa Empreendedor Rural, desenvolvido pelo SENAR-PR e Sebrae. Dez trabalhos foram selecionados e os três primeiros colocados ganharam uma viagem técnica.
Participaram do encontro o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, os senadores Osmar Dias, Flavio Arns e Alvaro Dias, a senadora e presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Kátia Abreu, o prefeito de Curitiba Beto Richa, além de deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças de todo o Estado.
O evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas da região, dos municípios de Campo Mourão, Ubiratã, Araruna, Campina da Lagoa, Goioerê, Roncador, Mamborê, Nova Cantu, Mato Rico, Pitanga, Santa Maria do Oeste, dentre outros municípios.
“Esta grande convenção é o coroamento de um ano de trabalho e a demonstração de que, no Paraná, as atividades da agropecuária se desenvolvem não apenas nos volumes de produção, nos índices de produtividade, mas na consciência de um esforço grandioso para alimentar milhões de pessoas, desenvolver a economia e nossa sociedade”, destacou o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette. Segundo Ágide Meneguette o interior do Paraná vive uma atmosfera diferente em razão da formação de novos líderes, este é um patrimônio e um legado imensurável do sistema FAEP através do Programa Empreendedor Rural e demais cursos oferecidos pela instituição ao homem do campo.
Para o presidente do Sebrae-PR, Jefferson Nogaroli, o Empreendedor Rural é um importante instrumento para a melhoria da produtividade no campo. “Quero destacar a alegria de fazer esse trabalho com a FAEP. O programa cria condições para que o homem do campo produza com mais valor. Mobiliza essa massa de pessoas. O homem do campo é aquele que trabalho com amor, por isso, vamos investir ainda mais neste programa”, afirmou Nogaroli. Segundo Jefferson Nogaroli o Programa Empreendedor Rural foi idealizado justamente para valorizar e ajudar os produtores paranaenses a atuarem como agentes transformadores, dentre as principais conquistas do Programa podemos citar pelo menos duas: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a preparação de líderes para ações sociais, políticas e econômicas em favor do agronegócio.
O presidente da Fetaep, entidade que apóia o Empreendedor Rural, Ademir Mueller, elogiou o programa e as mudanças que ele proporciona no meio rural. “A iniciativa do Empreendedor Rural é muito importante. É uma forma de esclarecer, de formar lideranças e organizar projetos. O programa vai além, ele se preocupa com a realidade. Foi pensado em estimular jovens e mulheres, por isso parabenizo todos os envolvidos como meio de promover mudanças”, disse Mueller.
Já pensando no futuro, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, pediu a mobilização de todas as pessoas para o desenvolvimento da agricultura paranaense. “Hoje estamos mostrando como foi à colheita de conhecimento deste ano. Agradeço a todos e espero que possamos tirar deste encontro lições. Que cada um de vocês seja um multiplicador de avanços. Que cada um seja um guia em sua comunidade demonstrando as possibilidades de desenvolvimento econômico e social”, finalizou.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Entre os 10 melhores projetos do Paraná, 1 é de Nova Cantu


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O projeto “Sítio Alto da Serra – Diversificação com Olericultura” dos empreendedores Adilson Vagner de Matos e José Ricardo dos Santos, foi escolhido pela equipe técnica da FAEP – SENAR e SEBRAE como um dos 10 melhores projetos do estado do Paraná desenvolvido pelos Empreendedores Rurais no ano de 2009.
O projeto foi apresentado pelos Empreendedores cantuenses Adilson e José Ricardo na Expotrade no município de Pinhais região metropolitana de Curitiba, no dia 27 de novembro onde após ter sido examinado por uma banca especial composta de técnicos altamente qualificados e ter sido escolhido como um dos melhores projetos do estado do Paraná. O projeto foi o único da região escolhido e representou o município de Nova Cantu assim como, toda a região.
Os empreendedores rurais de Nova Cantu foram acompanhar seus colegas na apresentação do projeto na capital do Estado. Além dos empreendedores foram também no encerramento do Programa Empreendedores Rurais representantes da direção do Sindicato Rural de Nova Cantu, e do grupo de Mulheres Atuais também do município.
Vários agricultores de todo estado tiveram a oportunidade de conhecer o projeto dos empreendedores cantuenses, assim como, suas limitações e suas potencialidades. Projeto este que deve ser implantado no início de 2010 na propriedade de empreendedor Adilson Vagner de Matos que fica situada no Assentamento José Arnaldo no município de Nova Cantu. Segundo Adilson a olericultura foi escolhida devido ao fato de sua família disponibilizar bastante mão de obra, e que as verduras que serão cultivadas em sua propriedade poderão além de proporcionar uma renda adicional a família trará outros benefícios a comunidade, pois pretendem trabalhar com o uso mínimo de agrotóxicos, tendendo ao orgânico no longo dos anos e que além do comércio tradicional o objetivo desse projeto segundo Adilson é poder fornecer alimentos de alta qualidade às escolas do município através da venda direta com convênio com a prefeitura.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.