quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Produtores participam de curso sobre Melhoria da Qualidade do Leite


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Pecuaristas produtores de leite do município de Nova Cantu participaram de um curso sobre Melhoria da Qualidade do Leite nos dias 08 e 09 de outubro. O treinamento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cantu e teve como idealizadores o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER em parceria com a SEAB; Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal. O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Kenji Oscar Assami extensionista da Emater – Regional de Campo Mourão – e do Técnico da SEAB de Toledo - Leandro Aleixo.
Participaram do curso cerca de 50 produtores rurais do município de todas as comunidades locais durante os dois dias de curso, além dos pecuaristas o treinamento contou com a presença do secretário Municipal de Agricultura - Alberto Devorak, do técnico da Secretaria Municipal de Agricultura - Jeferson Gonçalves, e do extensionista da Emater de Nova Cantu – Luiz Henrique de Oliveira Souza.
O curso teve como objetivo proporcionar aos produtores um conhecimento mais aprofundado no que diz respeito à qualidade do leite, nele os participantes puderam receber orientações de como efetuar corretamente o manejo durante a ordenha, sobre a importância da análise do leite no aspecto da qualidade, os passos corretos para uma ordenha higiênica, como preparar corretamente os animais para uma ordenha correta, como identificar corretamente os casos de mastite através do uso do produto CMT, e sobre a manutenção e o uso correto de ordenhadeiras e do resfriador de leite.
A intenção das entidades envolvidas nesse treinamento com os produtores de leite do município é de oportunizar aos pecuaristas o conhecimento necessário a respeito de sanidade e qualidade do produto final – leite, onde eles são produtores de animais que abastecem não apenas o comércio local, mas toda a região e que a cada dia a busca pela melhoria da qualidade dos produtos alimentícios é maior e aqueles produtores que não se adequarem as exigências do mercado tendem a ficar de fora do processo. “Pois quando nos referimos a produtos alimentícios temos que agir com muita segurança e qualidade de nossos produtos para proporcionarmos melhoria na qualidade de vida dos consumidores.” Afirma o extensionista da Emater – Luiz Henrique de Oliveira Souza.
Na foto o extensionista da Emater – Kenji Oscar Assami falando aos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário