terça-feira, 17 de novembro de 2009

Divergências na Câmara de Nova Cantu causa renuncia do Presidente e do Secretário.


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – Após quatro sessões polêmicas na Câmara de Vereadores de Nova Cantu a paz parece ter voltado a casa com as renúncias tanto do Presidente quanto do Secretário do Legislativo. Na ultima sessão ordinária do dia 16, o Presidente da Câmara Municipal o senhor Wilson de Morais Souza encaminhou ao Legislativo o seu pedido de renúncia ao cargo de presidente da mesa diretora e o Secretário o senhor Paulo Sérgio Rodrigues Juarez também encaminhou o seu pedido de renuncia do cargo de secretário da mesa diretora da Câmara.
Ao iniciar a sessão o Presidente Wilson de Morais Souza deixou a tribuna livre para a prefeita municipal Elsa Rodrigues de Oliveira ler e informar a população sobre os pedidos de renúncia dos nobres edis vereadores. A Câmara Municipal estava lotada e a sessão contou com toda imprensa da região, através dos representantes da Rádio Nova FM de Nova Cantu, do Jornal Folha Regional de Ubiratã, do Jornal Correio Popular também de Ubiratã, e do site RoncadorOnline do município de Roncador.
O imbróglio político que ocorreu na Câmara Municipal e que causou as renúncias do presidente e do secretário se deve - como já mencionado em edições anteriores publicadas por nós – a discordância de idéias devido a uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) que alega ser inconstitucional dois artigos de leis municipais que tratam do tempo de vigência da presidência da Câmara, sendo um artigo da Lei Orgânica do Município e outra do Regimento Interno da Câmara que segundo o TJPR fere o princípio de simetria, ou seja, como tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná o período da presidência da casa tem duração de dois anos, diferentemente da Câmara de Nova Cantu que o período da presidência é de apenas um ano.
Com as renuncias quem assumiu a presidência até 31 de dezembro, foram os vereadores Adivaldo Aparecido Desplanches, que era o vice-presidente e Tiago Elicker Raimundo fica com o cargo de 1º secretário.
Após o termo de posse, o novo presidente Adivaldo Aparecido Desplanches, colocou os projetos em votação e agora sim, diferentemente das sessões anteriores, todos os vereadores aprovaram os projetos, inclusive, sem a necessidade de apresentação dos pareceres.
O vereador “Wilson de Morais Souza” disse que votaria sem o parecer para não atrapalhar o desenvolvimento do município, pois gostaria de deixar bem claro a toda população que jamais teve pretensões de atrapalhar o trabalho do Poder Executivo, e que apesar de estar amparado por lei estava renunciando o cargo para que se evitasse mais polêmicas e consequentemente transtornos a população pela paralisação das obras e dos projetos do município.
Na sequência o presidente Adivaldo convocou os nove vereadores para uma sessão extraordinária que aconteceu na quarta-feira (18) às 20hs00.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário