terça-feira, 17 de novembro de 2009

Requião inaugura Biblioteca Cidadã em Altamira do Paraná.


Edicarlos Cordeiro/Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Altamira do Paraná - De sapato no pé direito e chinelão no esquerdo, se recuperando da lesão causada pela queda do palanque em Paiçandu, o governador Roberto Requião e a secretária de estado da cultura Vera Mussi, estiveram em Altamira do Paraná na tarde desta quinta-feira (19), onde inauguraram mais uma Biblioteca Cidadã. A biblioteca tem acervo inicial de 2 mil livros, um tele centro com cinco computadores ligados à internet e homenageia a professora Cleuza Lurdes Bósio Klein, falecida em 1990, que lutou pela criação de uma biblioteca pública no município. “Esta obra vai trazer muitos benefícios para a comunidade escolar e para aqueles que gostam de ler e se manter informados, através da internet”, disse o prefeito João Paulo de Castro Klipe.
“Essa biblioteca dá acesso ao conhecimento do mundo e tem também um laboratório de informática que vai ficar aberto nos finais de semana e também à noite, para que os trabalhadores tenham acesso”, afirmou o governador.
No acervo da biblioteca estão reunidas quase todas as obras poéticas de Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Pablo Neruda. A coleção de romances também é especial, com todas as obras de Jorge Amado, Gabriel Garcia Márquez, Thomas Mann, Rubem Fonseca, Chico Buarque e Ruy Castro. Há também biografias e todos os livros de Monteiro Lobato, uma coleção significativa da escritora Ruth Rocha e até as aventuras do Asterix – famoso personagem da dupla francesa Goscinny e Uderzo.
A Biblioteca Cidadã estimula ainda a valorização cultural da região – com artistas que pintam um painel na entrada principal. Em Altamira do Paraná, o painel da fachada retrata o pôr-do-sol sobre as montanhas e os rios da região e foi pintado por Diego de Paula Cordeiro. O projeto também prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno e a escolhida no município é a quaresmeira.
A Solenidade de inauguração contou com várias lideranças políticas da região dentre elas o deputado Estadual Alexandre Curi; o prefeito do município de Roncador Aguinaldo Luis Chichetti; a prefeita de Campina da Lagoa Célia Cabrera de Paula, o prefeito de Ubiratã Fábio D’Alécio, o ex-prefeito de Altamira do Paraná Ademar Klein, dentre outros.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário