quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Equipe Técnica da Averama realiza encontro com agricultores em Nova Cantu


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu - Agricultores de Nova Cantu, empresários e lideranças políticas, estiveram reunidos na última quinta-feira, dia 05, no Sindicato Rural de Nova Cantu, com o gerente de Matrizes da Averama – unidade de Roncador, Márcio Emerson Simelli, com o Técnico da Averama, Roberto Bauermann e com o Engenheiro Agrônomo Celso Augusto Ficagna que apresentaram projetos relacionados a construções de aviários e financiamentos. Pois segundo eles no município de Roncador já existe o projeto Averama (empresa especializada em aves), contando com onze aviários na produção de ovos galados e mais 19 barracões em fase de construção.
Segundo a equipe técnica da Averama a empresa tem um projeto piloto em Roncador (sistema de aves de postura), mas que devido a questões de georreferenciamento só poderão contar com 45 aviários no município, ou seja, 12 ou 13 núcleos. Dessa forma, a Averama expandirá aos municípios vizinhos o sistema de criação de aves produtoras de ovos fecundados, possibilitando assim um incremento na renda dos produtores, na oferta de empregos na área rural e consequentemente o aumento na arrecadação do município.
Segundo os técnicos da empresa o sistema da Averama funciona da seguinte maneira, os aviários são construídos em núcleos de produção, onde cada núcleo deve conter no mínimo três aviários com 135 X 12 metros com capacidade para 25 mil aves em cada núcleo. O investimento varia entre 750 mil a 1 milhão de reais, financiados tanto pelo Banco do Brasil quanto pela Sicredi via BNDES ou BRDE com juros de 6,75% a.a, com 8 anos de prazo, sendo 3 deles de carência dependendo da linha de crédito.
O Gerente da Averama Márcio Simelli afirma que os núcleos podem ser feitos individualmente ou em condomínios, e que a empresa entra como parceira, ou seja, co-responsável pelo negócio, além de entrar como avalista entra com o fornecimento das aves para postura, ração, e assistência técnica. Segundo ele, em cada núcleo a produção varia em torno de 17 mil ovos por dia com rendimento de R$ 0,06 por ovo. Ou seja, gera uma receita de aproximadamente R$ 180.000,00 por ano o que o torna uma atividade rentável e lucrativo a médio e longo prazos.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário