domingo, 29 de novembro de 2009

Nova Cantu comemora 46 anos de emancipação Política


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional
Nova Cantu - O município de Nova Cantu comemora 46 anos de emancipação político-administrativo neste domingo, dia 29 de novembro.
Parabenizamos o município e toda população pela passagem de mais um ano de conquistas e realizações em nosso município.
Pois esperamos que a cada ano que passe o município de Nova Cantu possa conquistar recursos que possibilite a melhoria da qualidade de vida desse povo tão merecedor e hospitaleiro. A todos os cantuenses os nossos sinceros votos de felicitações pela passagem do 46º aniversário de emancipação política de Nova Cantu.
Um pouco da história do município
Até 1938 a área de terras onde se encontra atualmente o município de Nova Cantu era sertão bruto com poucos indícios de civilização, com densa mata e os gigantescos pinheiros foram aos poucos cedendo lugar com a chegada de desbravadores.
Durante o período de 1939 a 1950 os desbravadores começaram a adentrar o sertão inóspito. Abriram “picadas” descobriram rios e deram denominações aos mesmos. Em pouco tempo surgia um núcleo habitacional com diversas famílias, que plantaram as primeiras lavouras de milho e iniciaram na criação de suínos.
A empresa paulista Colina Agropecuária, era a proprietária de parte da Gleba 6 – Colônia Cantu, e foi responsável pela venda de grande número de lotes, pela legalização e titulação para grande número de agricultores. Tinha como responsável e procurador geral o Dr. David Thiessen.
Em 1944, uma família de Santa Catarina de sobrenome Cantu passou a freqüentar a região dedicando-se a compra de suínos, a qual ficou conhecida pela região dos Cantu. Acredita-se que essa possa ter sido a origem do nome do município.
O início da atual cidade de Nova Cantu originou-se com a construção de um rancho coberto de sapé montado “pelos peões” que faziam a abertura das fazendas. Estes traziam estoques de mercadorias para consumo próprio e para venda a outros moradores. A primeira venda de secos e molhados foi instalada pelo Sr. Alvadi Monticelli. A segunda pelo Sr. José Leal dos Santos que já era proprietário de outra venda próximo a Santo Rei.
Em 1955 o Sr. Ademar Caramuru Saldanha pleiteou junto ao Governo do Estado uma área de terras no Vale do Piquiri para a formação de uma fazenda. A criação do patrimônio não visava à comercialização de terras, sendo que 60% das áreas foram doadas às pessoas interessadas em troca das derrubadas e destocas de lotes urbanos e rurais.
A abertura da rua principal foi feita pelos senhores Henrique Portes de Oliveira, Marcionílio Procópio, José Cândido e outros. A primeira construção foi a do escritório do Sr. Ademar Saldanha, no qual atendia os moradores e organizava a formação do povoado. A segunda construção foi a da Farmácia do Saudoso Dídimo Garcia de Oliveira, que passou a prestar assistência e vender medicamentos aos moradores.
Em 1956 a Vila de Nova Cantu em franco desenvolvimento já contava com diversos estabelecimentos comerciais, serraria, posto de gasolina, farmácia e outros.
Em 1959 foi iniciado o movimento para elevação a Distrito Administrativo de Roncador. Isso foi conseguido no dia 6 de janeiro de 1961 através da Lei N. 4311. Nessa data foi nomeado o primeiro Cartório, assumindo o cargo o Sr. Alvadi Monticelli.
Os primeiros vereadores representantes da Vila de Nova Cantu na Câmara Municipal de Roncador no període de 1961 a 1964 foram os senhores Aristides Araujo Vargas (Presidente da Câmara), Benedito Luiz Farias, Jamil de Oliveira Jacob, João Maria Cordeiro, Juventino Rodrigues Correia, e Pedro Rack.
Em 1962 Nova Cantu apresentava um povoado efervescente com progresso em todos os setores. E foi então iniciado o movimento visando a emancipação político-administrativa, pelos vereadores da época e demais cidadãos da Vila de Nova Cantu.
Emancipação Político-Administrativa
Em 4 de fevereiro de 1963, os vereadores Aristides Araujo Vargas, Benedito Luiz Farias, Jamil de Oliveira Jacob, João Maria Cordeiro, Juventino Rodrigues Correia, Pedro Rack, e os senhores Deniz Bórgio, Jaime Jovino Vendramim, José Carlos Marques Estima, Emiliano Bonifácio Campigotto iniciaram o movimento pró-emancipação político-administrativa de Nova Cantu. Esses pioneiros reivindicaram ao então deputado Estadual Armando Queiróz a criação do município. O movimento contou ainda com a colaboração dos senhores Lindolfo Ferreira de Ávila, João Maria Oliveira Jacob, família Rack, Alvadi Monticelli, Armindo Basségio, família Bórgio e outros.
A emancipação ocorreu no dia 29 de novembro de 1963, através da Lei N. 4.788, desmembrando-se de Roncador. O projeto de emancipação foi de autoria do Deputado Armando Queiróz Morais. A primeira eleição municipal aconteceu no dia 8 de dezembro de 1964, cujo resultado apontou como primeiro prefeito o saudoso Lindolfo Ferreira de Ávila, tendo como vice-prefeito o Sr. Evaldo Rack.
Os vereadores eleitos que constituíram a primeira Câmara Municipal foram os senhores Deniz Bórgio, Itor Antonio dos Santos, João Godoy de Lima, João Maria de Oliveira Jacob, José Carlos Marques Estima, Setembrino Pinto Martins, Setembrino Cornélio Costa e Waldomiro Nunes Siqueira.
A instalação solene com a posse dos componentes dos poderes Executivo e Legislativo ocorreu dia 14 de dezembro de 1964.
Histórico do Poder Executivo Municipal
O Poder Executivo Municipal ao longo de sua história já teve onze prefeitos eleitos, ou seja, onze legislaturas de 1964 a 2009. Os prefeitos eleitos no município de Nova Cantu durante esse período foram:
1º Legislatura (1965 – 1968): Prefeito – Lindolfo Ferreira de Ávila, Vice-Prefeito – Evaldo Rack.
2º Legislatura (1969 – 1972): Prefeito – Alvadi Monticelli, Vice-Prefeito – João Maria Oliveira Jacob.
3º Legislatura (1973 – 1976): Prefeito – Walmick Pereira, Vice-Prefeito – João Camargo Costa.
4º Legislatura (1977 – 1982): Prefeito – Rubens Vieira Lopes, Vice-Prefeito – Nicolau Rak.
5º Legislatura (1983 – 1988): Prefeito – Walmick Pereira, Vice-Prefeito – Reni Waldir Vendramim.
6º Legislatura (1989 – 1992): Prefeito – Flávio Mariot, Vice-Prefeito – Lino Bórgio.
7º Legislatura (1993 – 1996): Prefeito – José da Rocha Pitta, Vice-Prefeito – Ivo Camilo.
8º Legislatura (1997 – 2000): Prefeito – Martin Krupek, Vice-Prefeito – Airton Antônio Agnolin.
9º Legislatura (2001 – 2004): Prefeito – Airton Antonio Agnolin, Vice-Prefeita – Elsa Rodrigues de Oliveira.
10º Legislatura (2005 – 2008): Prefeita – Elsa Rodrigues de Oliveira, Vice-Prefeito – Alberto Devorak.
11º Legislatura (2009 – 2012): Prefeita – Elsa Rodrigues de Oliveira, Vice-Prefeito – Ademir Bórgio.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário