terça-feira, 3 de novembro de 2009

Programa Empreendedor Rural realiza curso em Santo Rei


Juliano Araujo
Equipe Folha Regional

Nova Cantu – O Programa Empreendedor Rural concluiu semana passada, 30 de outubro mais um curso de capacitação de produtores rurais no distrito de Santo Rei.
O Programa Empreendedor Rural surgir através de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-PR e o Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná - SEBRAE-PR.
As turmas do Programa Empreendedor Rural são formadas de acordo com a demanda identificada em campo.
O Programa Empreendedor Rural atua no sentido de oferecer ao homem do campo ferramentas que contribuam com seu desenvolvimento pessoal e com a gestão do agronegócio.
O SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, trabalha no desenvolvimento de ações de formação profissional rural e promoção social voltadas ao homem rural, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria de sua qualidade de vida e para seu pleno exercício da cidadania.
O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma instituição técnica de apoio ao desenvolvimento da atividade empresarial de pequeno porte, voltada para o fomento e difusão de programas e projetos que visam à promoção e ao fortalecimento das micro e pequenas empresas.
O Programa Empreendedor Rural trabalhou, neste semestre, com duas turmas no município de Nova Cantu sendo uma em Santo Rei e outra em Geremias Lunardelli, com 17 encontros semanais (14 módulos), totalizando 128 horas. O Curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR João Carlos Leonello, professor de Economia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM. O Curso Empreendedor Rural tem como conteúdo o Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Social; Gerenciamento do Negócio; e Elaboração de Projetos. Paralelamente ao conteúdo apresentado em cada encontro, os participantes desenvolveram um projeto de melhoria ou implantação de uma ação para sua propriedade ou para seu setor. A elaboração do projeto avançou à medida que novos temas foram agregados ao curso, culminando com sua implantação.
Ao término do curso foram selecionados três projetos que serão enviados a Curitiba para representar o município de Nova Cantu se for selecionado na capital pelos membros da comissão julgadora de projetos do SENAR; SEBRAE e Federação da Agricultura – FAEP.
Os projetos escolhidos para representar Nova Cantu em Curitiba foram: Melhoria/Ampliação da Pecuária Leiteira, dos participantes José Davi Volochen e Jorge Felizardo da Silva; Cultura do Maracujá, Ângela Maria Maritz Carriel; e Projeto Delicias da Roça, Odete Maynko Carvalho e Iolanda Moreira da Silva. Esse último refere-se ao trabalho de panificação elaborado pelas mulheres do distrito que já formaram inclusive uma associação para comercialização dos produtos através da compra direta pelo município. Os três projetos foram elaborados por vários participantes do curso, porém apenas dois nomes foram indicados por projeto caso vençam o concurso e precise ser apresentado aos outros participantes do Programa Empreendedor Rural de todo estado do Paraná no Encontro Estadual de Empreendedores Rurais que será realizado em Curitiba dia 27 de novembro.
Na foto o Instrutor do SENAR João Carlos Leonello e os participantes do curso do distrito de Santo Rei.
Jornal Folha Regional - Ubiratã - 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário